Akina Nakamori – Meu Amor é…

Sim, o título está em português e não é uma tradução!

A Akina Nakamori (中森明菜) é a minha idol waifu. Idolfu. Cenas. E é capaz de ser mesmo a minha artista favorita, neste momento. É que a certa altura, pela altura desta música, ela deixou de ser uma idol e passou a cantar um pouco de tudo… Bem, quase tudo, mas principalmente dos géneros musicais que permitem envolver algum drama e tristeza. Graças ao tom de voz dela, foi à volta desses sentimentos que a diversidade musical dela se construiu.

Esta música, Meu Amor é… (ミ・アモーレ; lê-se “Mi Amore”), foi o 11º single da Akina, lançado a 8 de Março de 1985. Foi o 2º single mais vendido da carreira dela (que ia com 3 anos), tendo chegado ao 1º lugar das tabelas de discos. Também foi o 2º single com mais vendas em 85. Deu-lhe ainda a honra de ser a artista mais nova até então (tinha 20 anos), a vencer o Japan Record Award para Melhor Música. São uma espécie de Óscares da música japonesa. Ser-lhe entregue esse prémio tão nova gerou alguma controvérsia, mas o que é certo é que, no ano seguinte, lá estava ela outra vez, com Desire. Mas isso fica para outra altura!

O compositor Naoya Matsuoka (松岡直也) também venceu um prémio por esta música. Akina costumava colaborar com vários compositores diferentes e este, especializado em fusão latina, garantiu à música um ritmo de samba e verdadeira festa, mas que, na minha opinião, esconde mais qualquer coisa. A imagem dada pela letra da música é de Akina no meio do sambódromo do Rio, perdida à procura de alguém… Talvez sejam também esses sentimentos colocados no meio do ritmo catchy que criam a vontade de ouvir a música. Acho que é a minha favorita da Akina, embora seja muito difícil escolher!

O sucesso foi tanto que, dois meses depois, foi lançada uma versão ligeiramente diferente da música, supostamente rejeitada inicialmente por não ter a sonoridade que o compositor pretendia. Akai Tori Nigeta conta com um arranjo um pouquinho diferente e outra letra. Em termos de vendas, saiu-se pior. Acho que as pessoas não tiveram muito interesse em comprar mais do mesmo.

Gosto tanto da Akina que deverei, um dia destes, publicar uma pequena biografia sobre ela. Mas para a próxima falo-vos da cantora que está praticamente empatada com a Akina no meu pódio.

Esta atuação é de 2002:

1 thoughts on “Akina Nakamori – Meu Amor é…

  1. Luís diz:

    Olá,
    Que emocionante encontrar um conteúdo em português sobre a Akina Nakamori! Sou um grande fã dela há muitos anos e da música japonesa no geral.
    É mesmo fantástico, inclusive, porque enquanto estava a ouvir o seu album, Cruise, decidi pesquisar no google “Akina Nakamori Portugal” e por isso encontrei este blog. Obrigado pelo bom conteúdo! Foi uma verdadeira surpresa.

    Luis

    Gostar

Deixe um comentário