Akina Nakamori – Shoujo A

Apeteceu-me voltar a falar da Akina. Esta foi das primeiras músicas que ouvi dela e continuo a adorá-la, assim como continua a ser um clássico.

Shoujo A (少女A) é o 2º single da Akina Nakamori (中森明菜) e foi lançado a 28 de Julho de 1982. Chegou ao 5º lugar das tabelas de vendas. Até pensei que tivesse chegado ao primeiro, tanto foi o sucesso que atingiu. Ganhou uma carga de prémios e foi a 34ª canção mais vendida do ano.

Esta foi a música que catapultou a carreira da Akina. Como aconteceu com a Seiko Matsuda (a sua rival tradicional), só ficaram realmente conhecidas com o segundo single. E esta música deu particularmente que falar pela sua letra. Dizia-se que esteve prestes a ser banida das rádios por ser considerada demasiado atrevida.

Não percebo muito bem onde se fundamentaram, mas às vezes os japoneses são conservadores de maneira um bocado parva. Comparando esta música com outras, por exemplo, da Momoe Yamaguchi, é muito menos ousada. Aproveito para mencionar que, de facto, a imagem da Akina neste single foi influenciada pela da Momoe. O primeiro single da Akina é muito mais calmo e “puro” que este, mas rendeu menos, por isso acharam melhor apostar em algo que desse mais nas vistas, e resultou. A própria Akina sempre gostou muito da Momoe e cantou uma música dela no programa de talentos de onde saiu vencedora.mzi-ldcadott-1200x1200-75

Acho que é uma música realmente catchy. Quando conheci a Akina, não gostei muito dela ao início, mas sempre me agradou esta música em particular. E ela está super fofinha na capa do single!

Não tenho dúvidas de que a Akina vai continuar a ser uma das artistas mais faladas neste blog. E aqui têm uma versão mais recente da Shoujo A, penso que de 2003:

Deixe um comentário